TCE-AP REALIZA VISITA INSTITUCIONAL À CÂMARA DE VEREADORES PARA FORTALECER A GESTÃO PÚBLICA

por adm publicado 06/02/2026 13h09 , última modificação 06/02/2026 13h09

Na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro, o Plenário Felizardo dos Santos, foi palco de um importante encontro voltado para a transparência e a eficiência administrativa. A Câmara de Vereadores de Oiapoque (CVMO) recebeu a visita institucional do Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Excelentíssimo Senhor Reginaldo Parnow Ennes, consolidando a parceria entre os órgãos de controle externo e o poder legislativo e executivo municipal.

Além da presença do Presidente do TCE-AP, tivemos a presenca da Conselheira Relatora do TCE-AP, a Excelentíssima Senhora Maria Elizabeth C. de Azevedo Picanco, do Prefeito interino Guido Mecanico (PP) que foram recepcionados pelo Presidente da CVMO, Vereador Reginaldo Marques Mototáxi (SD) e por nossos parlamentares, vereadores Ramon dos Santos (PL), Tiago da Universidade (Rede), Elson Vidal (Rede), Bruno do Areal (SD), Cacica Elza (PP) e Fernando Aniká (PL). 👥Também participaram da mesa e dos debates o Controlador Geral, Hugo Coutinho, além de secretários municipais e servidores públicos de diversas áreas.

O ponto alto da visita foi o reconhecimento do investimento em capital humano. O Vereador Presidente da Casa Marques expressou publicamente seu agradecimento ao Tribunal pela oferta de cursos de qualificação destinados aos servidores tanto do Executivo quanto do Legislativo municipal:
Agradecemos ao TCE-AP por entender que o fortalecimento da gestão passa, obrigatoriamente, pela capacitação dos nossos servidores. É uma honra dar as boas-vindas à presidência desta Corte em nossa casa", pontuou Marques.

Para a Conselheira Relatora:
Mais do que fiscalizar, nosso papel é orientar. Oiapoque demonstra estar no caminho certo ao abraçar a transparência e a eficiência", Apontou.

Em seu discurso, assim afirmou o Presidente do TCE-AP:
O compromisso inegociável desta Corte é estender o Selo Diamante de Transparência Pública a todos os municípios amapaenses, replicando o êxito alcançado pelo Estado e pelo Legislativo Estadual. Estamos entregando ferramentas robustas de controle social, como o Programa de Transparência de Obras e os novos painéis de monitoramento de Saúde, Educação e Emendas Pix. Através do 2º Fórum de Gestão Pública (previsto para abril), reafirmamos que este Tribunal não é apenas um órgão de fiscalização, mas um parceiro estratégico de cada cidadão amapaense".

A iniciativa reafirma o compromisso das instituições com a governança participativa e o aprimoramento técnico, garantindo que os recursos públicos sejam geridos com cada vez mais precisão e