1a Sessão Ordinária Deliberativa 14a Legislatura (18/02 - Terça-Feira) GRANDE EXPEDIENTE: Pronunciamento dos Vereadores
Seguindo o rito Legislativo, iniciou-se o Grande Expediente onde os parlamentares puderam se pronunciar, agradecer e manifestar o desejo de estar representando o povo oiapoquense nesta Casa de Leis, como mensagem de abertura:
Ver. Bruno Do Areal , afirmou que seu mandato será "focado na redução das desigualdades e buscando superar as nossas dificuldades com dialogo e ações firmes na defesa do cumprimento da nossa Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno da Câmara".
Ver. Elson Vidal, frisou que "fui eleito para legislar para toda comunidade de Oiapoque, e não para bandeira A ou B. A unidade desta Casa pode mudar a história deste município. Queremos um município mais forte, mais presente nas comunidades indígenas."
Ver. Ramon Dos Santos , reafirmou que "fomos eleitos para representar o povo". Citou que sobrevivemos uma Pandemia que ainda continua ceifando vidas e que agricultores estão perdendo sua fonte de renda. Vereador está no seu 7° mandato.
Ver. Junior Do Mateus compartilhou a união que há no Parlamento. Citou do desrespeito que há de secretários com vereadores, por não atender requerimentos da Câmara. Sobre debater a valorização dos servidores, que se refletirá em serviço público de qualidade.
Ver. Prof Ailton Palikur esclareceu que está para lutar pelos povos indígenas e pelo povo de Oiapoque. Que as propostas apresentadas na Câmara tem que acontecer, se firmar além das ideias. O vereador se sente acolhido e respeitado por todos, por ser indígena.
Ver. Rosi Araújo se sente honrada em estar no Parlamento, por ser a única mulher vereadora "no meio de 10 vereadores que estão com a mesma linha de pensamento que é lutar pelo crescimento do nosso município". Registrou presença do Porta-Voz do Partido REDE, Tiago.
Ver. Marques Mototaxi afirmou que "esta Casa é o palco de discussões, onde se trás os anseios da comunidade. O vereador é o para-choque da administração, que é para onde o povo recorre, o politico mais fácil de se encontrado"
Ver. Sales do Açougue agradeceu pela presença de todos e por estar presente. Por estar com sua mãe debilitada, pediu orações a todos por ela, ao qual Presidente da CVMO também reforçou este apelo do vereador.
Presidente Guido Mecânico sentiu-se emocionado por estar cumprindo e assumindo a responsabilidade dobrada por estar vereador e Presidente da Câmara. Afirmou que esta Casa de Lei vai colocar Oiapoque no rumo certo, não com briga, mas com diálogo com Executivo, Judiciário e colegas do Parlamento. Finalizou sua fala citando que "Deus não escolhe os capacitados, Deus capacita os escolhido".
E é desta forma que a Câmara de Vereadores inicia seus trabalhos legislativos, reconhecendo suas limitações, buscando diálogo sempre e dando, ainda mais, transparência a seus atos e obrigações.